quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

O Colégio Magistral realizou a gincana do Dia das Bruxas e dia do Saci

 

100_5253

100_5299

Com a intenção de desmistificar o Halloween como sendo uma cultura exclusivamente dos Estados Unidos da América, e que o Saci é figura, agora, internacionalmente conhecida, o Colégio Magistral organizou com os alunos de 1º a 9º ano uma gincana, realizada no ginásio do colégio.

A atividade envolveu diversas atrações que foram realizadas durante a tarde da sexta-feira (29/10). Todas as turmas do Colégio Magistral envolvidas com a comemoração, prestigiando os trabalhos dos colegas.

Antes da realização da competição, todos os alunos do colégio tiveram uma explicação sobre o Dia das Bruxas e o Dia do saci. Eles fizeram uma pesquisa sobre o tema e encontram em diversos livros histórias de bruxas e de sacis.

Entre as atividades propostas pela coordenação da gincana, estavam a confecção de faixas, cartazes e painéis, a caracterização de uma bruxa, onde a criatividade de cada equipe foi fundamental. As turmas ficaram encarregadas de decorar a parte externa do colégio com faixas e a parte interna do ginásio com cartazes e painéis.

A gincana teve como premiação para os primeiros lugares um ponto na matéria de inglês para os alunos do 6º ao 9º ano, com isso os alunos se envolveram e se empenharam para a competição. Foi uma gincana cultural e recreativa. Cada equipe tinha um professor para orientar as atividades, que foram preparadas.

Palestra sobre bulling movimenta os alunos

 

 

 

Quando abordamos o tema “violência nas escolas”, nos vêm em mente formas explícitas de violência: vandalismo, pixação, rixas e agressões contra professores. Porém esquecemos – ou desconhecemos – que a escola convive com uma violência ainda mais cruel, muitas vezes, ignorada ou não valorizada da devida forma por pais e professores.

Trata-se do “Fenômeno Bullying”, definição universal para o conjunto de atitudes agressivas, repetitivas e sem motivação aparente perpretadas por um aluno – ou grupo – contra outro, causando sofrimento e angústia.

Estamos falando do isolamento intencional, dos apelidos inconvenientes, da amplificação dos defeitos estéticos, do amedrontamento, das gozações que magoam e constrangem, chegando à extorsão de bens pessoais, imposição física para obter vantagens, passando pelo racismo e pela homofobia, sendo “culpa” dos alvos das agressões, geralmente, o simples fato de serem “diferentes”, fugirem dos padrões comuns à turma – o gordinho, o calado, o mais estudioso, o mais pobre.

As vítimas dessa violência silenciosa presente em todas as escolas, sem distinção de classe social ou região geográfica, sofrem caladas e de forma contínua, tornando sua vida escolar um martírio. Bullying está diretamente relacionado com a não-fixação do aluno na escola e com a dificuldade do aprendizado.

 

O Colégio Magistral promoveu esse evento que foi maravilhoso. Seviu para tirar dúvidas, dar sugestões. E os alunos reagiram super bem às palestrante.

 

O colégio está de parabéns por mais essa iniciativa.

100_5244

 100_5233